Efeito Colateral

Verdades sobre antidepressivos, "anti-pânico", etc.
Copiado do Mental Help. Comentado por mim. :)

1) Abstinência:

Alguns Antidepressivos principalmente Efexor (Venlafaxina, Venlift OD, Venlaxin), Aropax (Paroxetina, Paxil CR, Cebrilin, Pondera), Cipramil (Citalopram, Denyl), Lexapro (Escitalopram), Cymbalta (Duloxetina), Anafranil (Clomipramina), Luvox (Fluvoxamina) etc., não devem ser suspensos de uma vez porque algumas pessoas podem sentir alguns dos seguintes sintomas de descontinuação ou sintomas de abstinência (o que não quer dizer dependência):
Leves dores pelo corpo.
Sensação de estarem meio aéreas, mareadas, enjoadas.
Sensação de alguns formigamentos pelo corpo.
Sensação de "choquinhos" pelo corpo.
Sensação do cérebro balançar na cabeça
Esses sintomas, se ocorrerem, costumam passar sem tratamento entre o 3* e o 10* dia. Não costumam atrapalhar as atividades diárias da pessoa, mas algumas pessoas tem uma abstinência bem forte.
O que se recomenda é diminuir a dose do antidepressivo aos poucos. Caso vc sinta abstinência pergunte ao teu médico se você pode tomar Dramin B6.

Verdade. Seis meses tomando esse medicamento, 2 episódios onde esqueci de tomar o bendito e fiquei ZU-RE-TA (hoje tô num desses episódios) e venho saber disso.. HOJE! Procurando por um assunto nada a ver na net... e aguns dos seguintes sintomas o caralho!!! Todos, todos eles!!! Sensação do cérebro balançando? Só balançando? Parecem q botaram o bicho no liquidificador!!!!!

2) Dependência:

Antidepressivos e Neurolépticos nunca criam dependência.

Tranqüilizantes podem criar dependência, depois de uso muito prolongado.

Se criar dependência, precisa fazer um programa de diminuição gradual da dose. Por maior que seja a dependência química, querendo parar, em poucas semanas isso é possível. Fale com seu psiquiatra que ele faz uma programação de retirada gradual sem dificuldade.

O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

Mais ou menos verdade. Antidepressivos não criam dependência física, alguns deles, quando paramos de tomar, geram um efeito colateral absurdo. Mas muitos criam a tal dependência psicológica, principalmente pra quem tem transtorno de pânico (tp) ou transtorno de ansiedade generalizada (tag). Parece coisa de cardíaco.. "putz, esqueci de tomar o remédio hoje.. será que vou ter crise de pânico? Ai meu deus, SERÁAAA?" ou "ah, não to muito bem, acho q vou tomar o remedinho). O mesmo rola com os tranquilizantes (principalmente). A experiência que tive, tomando uma dose "para crianças", foi mais de dependência emocional que física (mais que o caso anterior, dos antidepressivos). Meu remédio tá na bolsa? Ufa. Não tá? aimeudeusaimeudeusaimeudeus!

3) Tolerância:

Significa precisar de doses cada vez mais altas para se ter o mesmo efeito terapêutico, pode ocorrer com os Tranqüilizantes e Hipnóticos a longo prazo.

Os Antidepressivos podem provocar tolerância, mas é raro. Isso ocorre mais em pessoas que melhoram, param de tomar o remédio antes da hora, têm recaída, tomam de novo, param de novo e assim por diante.

Antidepressivos são como os antibióticos: precisa tomar dose certa pelo tempo certo.

Verdade. Principalmente isso de parar de tomar o remédio antes da hora. "Ah, to bem, vou parar". ou "Não tá fazendo efeito então vou parar". Tem meesmo que tomar a dose certa, pelo tempo certo. Más não é um antibiótico. Esses remédios não curam nada. Só te deixam bem pra você fazer o tratamento psicológico. E as duas coisas, que vão "curar". Ou melhor.. te ensinar a lidar com o problema sem surtar.

4) Perda de efeito:

Isso pode acontecer com qualquer remédio em qualquer especialidade da Medicina e é imprevisível. Felizmente a variedade de medicamentos hoje em dia é grande e sempre temos outras opções de tratamentos.

Mais ou menos.. Bem, perder mesmo o efeito, não, mas já passei por alguns que simplesmente não fizeram efeito. O jeito é ir trocando de remédio até achar o que você melhor se adapta (e não é assim com tudo em nossa vida? ^^). Principalmente relacionado aos efeitos colaterais. Alguns tem menos, outros mais.. alguns, poucos efeitos colaterais insuportáveis, outros, muitos efeitos colaterais suportáveis.. aí vai do que você consegue lidar. Remédio sem efeito colateral? Não existe.

5) O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

Verdade IMENSA. É irritante. Você esquece tudo, coisas, fatos.. Onde está a chave do carro mesmo? Será que fechei a porta? Puuutz, esqueci que tinha terapia! Puuutzz.. esqueci seu aniversário!! O vocabulário fica uma merda, parece que o dicionário ficou em casa. É muito chato conversar, ter um bom vocabulário, sabe que existe uma palavra pra certa coisa e não lembra! Agora mesmo não to lembrando de uma, aaaaaaaaaaaaaah! Isso te deixa em um estado.. estado... aaaaaaaaahhhhh.. caramba... inconformado? Não.. mas é com i.. incompreensível.. não... é com i mesmo??? Tem a ver com "sem graça".. incômodo? nãaaooo ;___; droga, esqueci mesmo.. ;__;

6) Ganho ou perda de peso:

Alguns medicamentos podem aumentar o apetite para doces. Exemplo Remeron (Mirtazapina, Menelat), Tryptanol (Amytril, Amitriptilina), Tolvon (Mianserina), Zyprexa (Ziprazidona), Orap.

Alguns outros podem provocar aumento de peso depois de muitos meses de uso, por exemplo Paroxetina (Cebrilin, Aropax, Paxil CR, Aotin, Benepax), Ácido Valpróico (Depakene, Depakote), etc.

Com Efexor (Venlafaxina, Venlaxin, Venlift) e Cymbalta o ganho de peso não é freqüente.

Lexapro, Exodus, Escitalopram, Cipramil, Citta, Maxapan, Citalopram, Zoloft, Tolrest, Sertralina não costumam provocar aumento de peso.

Os Ansiolíticos e Hipnóticos Benzodiazepínicos (Rivotril, Clonazepam, Valium, Diazepam, Lexotan, Somalium, Bromazepam, Lorax, Lorazepam, Olcadil, Noctal, Frontal, Apraz, Alprazolam, Dalmadorm, Dormonid, Rohypnol, Midazolam, Flurazepam, Flunitrazepam, etc.) não provocam ganho de peso.

Alguns medicamentos, se usados corretamente, podem fazer o paciente emagrecer, por exemplo Fluoxetina (Prozac, Verotina, Eufor, Daforin), Topiramato (Topamax, Amato), Bupropiona (Wellbutrin SR 150, Zetron, Zyban, Bup).

Quando o paciente é disciplinado, come menos carboidratos e mantém um programa constante de atividades física, não precisa ganhar peso.

Também precisamos considerar: os pais do paciente são gordos ? Existe tendência familiar de ganho de peso ? Existem problemas hormonais paralelos à medicação ?

Como o apetite do paciente reage a situações de ansiedade ou depressão ? Comendo mais ou menos ?

Lítio: pode provocar ganho de peso por retenção de líquidos, não por aumento de gordura. Tomar mais água e fazer exercícios em geral resolve.

Verdade imeeensaa- aumenta o peso. Com todos que tomei encontrei esse problema. O anafranil foi o pior, parecia uma porquinha. Com o venlift engordei também.. mas ainda tenho esperanças que com dieta + malhação o problema se resolva (embora no fundo eu saiba que não é por aí).

E os calmantes (benzos), EU ACHO que sim, aumentam o peso. E acho que foi esse o maior problema que encontrei. A minha teoria pra isso? Diminuem o ritmo cardiáco = seu coração bate mais lentamente e com isso consome menos combustível = o tal do combustível vai se acumulando onde você não quer, já que ele não altera o apetite . :////

7) Diminuição de Libido, Sensibilidade Sexual, Retardo de Ejaculação ou de Orgasmo
Verdade. Dependendo do remédio, isso rola. Na verdade, 90% dos antidepressivos causam isso.

8) Impregnação ou efeitos Extrapiramidais:

Podem ocorrer (nem sempre) com Neurolépticos ( Haldol, Haloperidol, Risperdal, Risperidona, Respidon, Zargus, Geodon, Ziprazidona, Stelazine, Trifluoperazina, Melleril, Tioridazina, Orap, Pimozide, Semap, Penfluridol, Zyprexa, Olanzapina, Abilify, Aripiprazol, Neuleptil, Periciazina, etc.:

* Tremor de repouso.
* Muita salivação.
* Pele gordurosa.
* Rigidez muscular.
* Torção muscular.
* Vontade de andar.
* Pernas Intranqüilas.
* Rosto meio parado, repuxado, como uma estátua.
* Em casos muito fortes de impregnação, a pessoa parece um robot.

Esses colaterais passam em minutos com Akineton e quase nunca se precisa trocar o Neuroléptico por causa deles.

Verdade, e não só com os neuropléticos. Acho que principalmente os que estão em vermelho. Além disso, a boca seca. Dizem que a boca seca é um efeito colateral só de início de tratamento e passa com o tempo. Não é completa verdade. No começo simplesmente parece que a saliva virou algodão. Com o tempo melhora, mas ainda mantem a tal da boca seca. Percebi isso só com os antidepressivos. Com os benzos, não vi relação.

9) Piora inicial:

Pacientes que sofrem de Transtornos de Ansiedade (inclusive Síndrome do Pânico, Ataques de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada) podem ter piora dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com antidepressivos Serotoninérgicos.

Os pacientes depressivos não costumam ter piora inicial.

Essa piora inicial é como se fosse um Ataque de Pânico dos fortes !

Essa piora inicial pode ser completamente evitada.

Mas se já começou, fique tranqüilo que passa dentro de alguns dias.

Verdaaade! Mas o papo de "pode ser completamente evitada" é mais complexo. Geralmente você inicia o tratamento com antidepressivo + benzo (para os transtornos de ansiedade), pois o antidepressivo leva um tempinho (digo semanas) pra começar a fazer efeito, e enquanto isso o benzo geralmente dá conta do recado. Mas qdo você inicia o tratamento.. geralmente já estão rolando ataques monstruosos (ou não procuraria tratamento), aí a coisa complica.. ou já avisa o médico e pede pra fracionar a dose do benzo (dose x de dia e x de noite é uma ótima) ou junta as maozinhas e reza.. pq o negócio é feito mesmo.

10) Solavancos musculares:

Alguns remédios podem provocar solavancos musculares, principalmente Clomipramina (Anafranil, Clo) e Paroxetina (Aropax, Paxil CR, Cebrilin, Benepax, Roxetin, Pondera) mais freqüentemente à noite. É um efeito colateral que não faz mal, mas incomoda, então os pacientes preferem trocar de medicamento quando ele acontece.

Verdade, ô! Muitas vezes esses solavancos são de dia. Tb podem rolar os 'tiques nervosos' (pálpebra 'repuxando', tremendo, etc, choquinhos no corpo, bla bla bla). O tal do solavanco á noite não está tão bem explicado assim. Ele rola naquele período onde você está quaaaase dormindo.. o corpo dá aqueeela relaxada.. aí qdo você vai dormir.. bum. Dá um pulo. Éee uma merda! Lá se foi o sono e para os paniquentos, dá um susto da porra que pode levar à uma crise.

Que mais os médicos / bula esqueceram de avisar?

Sono. 70% de todos esses remédios dão sono. Principalmente os benzos. E não é só uma leve sonolência.. aguns te deixam com sono o dia todo, você mal consegue trabalhar/estudar.

Lembrando que, apesar dos pesares.. como diz meu médico: se existe um remédio que pode fazer com que você tenha uma qualidade de vida melhor, vc prefere mesmo ficar sofrendo à toa? É uma verdade imensa. Apesar dos efeitos colaterais, ELES FUNCIONAM. Ponto. Mesmo. Pra quem os tais de transtornos de ansiedade, isso significa uma vida normal, sem idas quase diárias à pronto socorros, sem se trancar em casa com medo de ter crise lá fora, sem medos.

E pelamordedeus, consultem SEMPRE um médico. Só ele vai te dar o rumo do que é melhor pra você (e não "fulano me disse pra tomar isso ou aquilo"). O médico varia... psiquiatras são excelentes, mas vale o seu médico que faz o seu checkup (você não faz? ah.. então comece a fazer), o seu cardiologista, até ginecologista / urologista. E psicólogos ajudam demais. Já te ajudam com o pânico, e de quebra, com mais um montãao de probleminhas que atingem quase todos (ou todo mundo é feliz o tempo todo? rá!)

Fim do post, dedicado à Mari, que recém começou a tomar os tais antipânicos. Achei que os comentários seriam úteis não só à ela, então.. ei-los no blog. :)

25 comentários:

  Fábio

13 de abril de 2010 às 03:55

Engraçado, numa época absolutamente deprimente da minha vida, encontrei teu blog por acaso.

Foi uma influência. Não posso dizer que foi das boas, mas mudou desde a reação diante da tristeza (que hoje eu já acho que foi supervalorizada), até o jeito de escrever.

Hoje é um dos dias em que eu não tô muito legal, meio bad trip. Não conseguia dormir e por acaso lembrei do "elishia". Deus abençoe o google.

Fico feliz de ver que eu e você mudamos, de lá pra cá. Pra melhor, espero!

Fica bem aí, Elishia (ou seja lá qual o seu nome).

  Fábio

13 de abril de 2010 às 13:39

Ah, esqueci de dizer no comentário anterior: conheci seu blog há uns bons anos atrás. Mais de 6, acho.

  elishia

13 de abril de 2010 às 14:02

Oi Fábio,

Bem, o blog como já deve saber é meio uma válvula de escape. Desabafo, lembranças, ou simplesmente algo pra qdo estou a fim de escrever. Na pior das hipóteses, um pouco de entreterimento para noites insones. :)

Me conhece pessoalmente? Por um momento levei um pequeno susto. Os Fábios marcaram minha vida. :)

E espero que esteja bem. Em momentos de tristeza, basta lembrar que tudo é mutável. Em momentos de alegria.. a gente esquece isso. :P

beijos

  Fábio

13 de abril de 2010 às 15:25

Não nos conhecemos, não! Pode ficar tranquila que não sou nenhum fantasma do seu passado. hahaha

O que achei engraçado ontem foi lembrar do nome "elishia" de repente, depois de tanto tempo e buscar no google por uma coisa e achar outra. Vim buscar algo como cacos de vidro, lâminas, agressão. Mas encontrei esparadrapos e band-aids. De certa forma foi legal pra ver como eu era anos atrás e o quanto mudei.

Não sei se você percebe, já que convive consigo o tempo todo (?), mas mudou muito-muito - ou pelo menos mudou no que dá pra ser percebido pelo blog.

Beijos!

  Anônimo

19 de abril de 2010 às 09:34

Olá! Meu nome é Ana Beatriz e comecei o tratamento com Venlift OD 150 mg ha menos de 4 semanas. Tenho TAG e no início me sinto muito mais ansiosa. Também comecei um blog para desabafar (um dos exercícios prescritos pela terapeuta). Emagreci 5 quilos, não tenho a menor vontade de comer e a boca seca acabou com o meu paladar. Espero que melhore. anabiagomes@uol.com.br

  luana

4 de julho de 2010 às 10:55

tenho panico e medo de uuudooo!!!
hj to sem meu antidepresivo a verotina(fluxetina) e estava na net vendo se tinha problema no tomas hj mas amanha já vou tomarrr... e tava pensando será que vou ter uma crise ai meuu deuss será?
queria saber tb de posso tomar daforin ao inves de verotina os doi sao fluxetina mais de laboratorios diferentes tenho medo de trocar assim, mas é que tenho em casa o daforin e minha verotina acabo e tenho medo de ficar sem tomarr!!
bjuxx

  elishia

5 de julho de 2010 às 11:00

Oi Luana,
Não deixe de tomar por 2 dias seguidos, ou você vai começar a sentir os efeitos colaterais da interrupção do tratamento (isso deve ser feito aos poucos, com acompanhamento médico), e isso inclui ter uma crise. Se você pode tomar o daforin ao invés da verotina? Não acho uma boa. Podem ter a dosagem diferente. Sabe o que pode fazer? Passa em um P.S e conversa com um clínico geral. Ele pode analisar os 2 medicamentos e até te prescrever uma receita de emergência para a Verotina, enquanto você não passa no médico que acompanha seu caso. E marque uma consulta com ele o quanto antes! Beijo e boa sorte!

  Caio

10 de julho de 2011 às 19:01

Valeu elishia. Comecei a tomar antidepressivos esta semana depois de muita teimosia, pois minha psicóloga havia me pedido para iniciar o tratamento já há algum tempo. Tss... sou meio cabeça dura então comecei só agora xD. Bem, curioso do jeito que sou fui fuçar na internet um pouco hummm.... a maior das coisas que encontrei foram basicamente relacionadas às informações que se encontram na bula do medicamento ou a surtos de pessoas que estão extremamente chateadas e que acabam falando muito mal do fármaco. Gostei do jeito que você comentou as informações: meio que desmistificando tudo. Mas ao mesmo tempo sem desmerecer completamente o tratamento. Colocou preto no branco. Ótimo. Valeu, vou levar estas coisas comigo.

  Caio

10 de julho de 2011 às 19:03

maior "parte" das coisas
huahuahuahu
quer dizer que a parte de esquecer as palavras é verdade mesmo então xD

  psique depre

21 de setembro de 2011 às 10:46

Tomo 150mg de venlift od vai fazer em mês na semana que vem. Estou ainda muito ansiosa, principalmente porque já tive dias em que em senti bem e de repente, os sintomas como formigamentos voltam. Quem já tomou esta droga pode conversar comigo? Em quanto tempo a gente começa realmente a melhorar? Aguardo resposra! Ajude-me por favor!

  Anônimo

21 de setembro de 2011 às 23:14

Tomei Venlift OD 37.5 mg e fui parar no hospital! os sintomas eram de extrema ansiedade e sensação de morte eminente, com formigamentos no braço e queimação no peito. Estava tomando o medicamente somente há dois dias. Venlift nunca mais!
Lia

  Caio

23 de setembro de 2011 às 11:12

Mas que monte de merda! Viver é a melhor coisa que existe.... mesmo me fudendo, mesmo me frustrando e ficando extremamente deprimido eu nunca vou entregar os pontos campeão! Vai beber, vai meter, vai sonhar, vai concretizar, mas ñ me venha com esse monte de bosta.
Thx

  byClaudioCHS

15 de outubro de 2011 às 17:46

Olá, Caio, desculpe-me, amigo, reconheço que o poema acima trás uma sensação de desconforto, de angústia, mas é simplesmente um poema, e a intenção de um poema, de uma poesia é justamente o de nos transportar a um estado de espírito, de transmitir um sentimento. Agora, poesia é poesia, e vida é vida, concordo plenamente com você, investiremos nossos esforços em viver tudo o que pudermos, da melhor maneira possível. O objetivo não era chocar você e a ninguém. A verdade é que muitos que acessam esse tipo de sites ou blogs procuram informações de como ministrarem seus próprios tratamentos ou tirar dúvidas sobre alguns sintomas que estejam tendo, porém, muitos que vem em blogs deste tipo conhecem pessoas com depressão e pânico e vem aqui para se informar tentar saber o que significa isto, para ajudar, se possível, algumas pessoas que, estas, sim, podem cometer e cometem suicídio. Então, para estas pessoas que vem para tentar descobrir o que é "isso", eu deixei esta cortesia: que lê este poema consegue sentir na pele um "pouquinho" do que é uma síndrome de pânico.

Reconheço, não é o tipo de texto que lê-se por gostar, posso até dizer que é de gosto duvidoso, e não estou provocando, mas, para quem tiver estômago, há outro poema como este, que tem o mesmo padrão de ritmo e simetria e é belo por isto, mas consegue ser mais profundo e angustiante do que o poema do post anterior.

Para quem quiser ler, chama-se "Tratado sobre o suicídio", está lá no mesmo blog do poema anterior e o link é este:

http://progcomdoisneuronios.blogspot.com/2011/04/tratado-sobre-o-suicidio.html

No demais, que Deus ajude a nós todos. Fiquem com Deus.

  Caio

15 de outubro de 2011 às 18:42

Olha, Claúdio, entendo o seu argumento. Mas pelo bem das pessoas que tão sofrendo de algum mal (como eu estou sofrendo, apesar de eu já estar muito melhor, obrigado), acho que a última coisa que a gente precisa é ficar lendo estes textos deprimentes.... tsss... isso aí tá carregado de karma negativo, como você mesmo apontou. Enfim, também acho que se há alguém que deve compreender a situação de uma pessoa que está mal, este alguém deveria ser um profissonal, como um psicólogo, psiquiatra, ou seja, alguém que tem estrutura emocional suficiente pra aguentar esse tipo de idéias negativas. O ideal é que seja alguém que não tenha envolvimento muito grande com a pessoa e que sempre leve um bom karma, bons pensamentos e muita alegria pra quem sofrendo. Assim se alguém ficar tentando "entender" este monte de porcaria, certamente, senão tiver muita bagagem de vida, vai acabar ficando chateado e bem.. isso é a último tipo de pessoa que alguém que está sofrendo precisa ao seu lado (experiência própria ;), isso aí só leva a destruição mútua).
Então, cara, me desculpe se fui rude e tal, mas tá aí o meu ponto de vista.
Quanto aos textos em si, são bonitos e estão carregados de sensibilidade, que deve ser apreciada! Só acho que não deveriam estar nesse blog.
Aqui tá um ótimo link pro pessoal que tá chateado acessar:
9gag.com
Enfim, fique em paz.
Boa sorte

  elishia

17 de outubro de 2011 às 11:06

Oi gente,

Primeiramente eu gostaria de dizer que tudo que posto e postei nesse Blog é apenas uma visão - a minha, sobre o pânico, e pelas experiências que tive e tenho com o pânico.

Concordo que na maioria das vezes a depressão acompanha o pânico, mas peraí.. nas crises de pânico, o que temos é a sensação (SENSAÇÃO!!) de morte iminente.. mas nosso corpo nessas crises está pulsando VIDA! O coração acelera, a adrenalina corre solta apenas por isso. Vida. É a resposta do nosso corpo, do nosso cérebro, à um perigo iminente. Um perigo que não existe, e que nem conseguimos identificar!

Mas o que quero dizer aqui, é que em MINHA visão pessoal, isso é totalmente contrário à qualquer idéia de suicídio. QUE O PÂNICO É TOTALMENTE O INVERSO DISSO!

É auto-preservação, é não morrer!

Quem tem pânico tem MUITO medo de morrer. Ou não teria crises, não é mesmo? E quem chega até aqui, nesse blog, está procurando algum tipo de resposta, de conforto, procura pessoas que sofrem com a mesma coisa, para quem sabe conseguir dicas de como lidar melhor com as crises, e quem sabe uma cura?

É por esse mesmo motivo que ainda mantenho o blog, que aliás, não atualizo já há um tempo. Para quem sabe, dizer pra quem chega até aqui: ei, você não está maluco. Não está sozinho. Tenho pânico há anos.. e ainda estou aqui =) Pra dar algumas dicas que funcionaram pra mim, como nesse post, falo o que senti/sofri com efeitos colaterais das medicações que os médicos me receitaram, e tornar toda essa saga do pânico um pouco mais suportável.

Beijos, e fiquem bem =)

  Caio

17 de outubro de 2011 às 13:26

Olha lá, a dona do blog apareceu!
Eu já agredeci lá em cima, mas mesmo assim agradeço de novo.
Nem li os outros posts do blog, mas em especial este me interessou muito pelas razões que já contei. Era exatamente o que eu tava procurando na época. E com esse seu comentário final, fiquei seu fã.
Parabéns pela iniciativa e boa sorte na sua vida!
Muito sucesso.

  byClaudioCHS

24 de outubro de 2011 às 13:28

Olá Caio, tranquilo amigo, não posso ignorar a reação que você teve no início porque na verdade eu tenho que concordar (e concordo) com você em todos os sentidos, nisto que acabou de postar, porque o poema que escrevi durante o estado de pânico é ilustrativo para quem não tem idéia do que é uma crise de pânico, para entenderem que não é um simples teatro que fazemos, para estes ele pode ser útil, mas, é lógico que concordo com você: ainda que não é a minha intenção, mas alguém que já esteja extremamente deprimido pode potencializar a depressão ao ler este texto e pode, sim, acontecer o pior (repito, não é minha intenção incentivar ninguém a isto, amo a vida e torço pela vida). Fica aqui o meu respeito, Caio. Nem precisava se justificar do jeito que se justificou, você é legal, cara. Você é extremamente espontâneo (e sincero nesta espontaneidade), e isso é uma virtude, e aceitou a minha postura humilde, como sinal que você é muito gente fina. Fica com Deus, amigo, e que Deus ajude a você, a autora do Blog, a mim, e a todos que passarem por aqui. Valeu.

  byClaudioCHS

24 de outubro de 2011 às 14:02

elishia, perdoe-me por isto, eu postei o mesmo poema que postei aqui em outros blogs, porém todos eram apenas blogs técnicos, voltados a profissionais e curiosos sobre os temas depressão, panico e bipolaridade, porém fui falho por não ser criterioso ao examinar onde estaria postando o poema, e falhei, realmente, por posta-lo aqui, pois o seu blog é direcionado para quem vive os problemas, para os que estão sendo medicados e estão encarando de frente os problemas. Parabéns pelo positivismo que você passa. Pela forma "pra cima" que você aborda os assuntos. Respeito isso, e te digo, caso queira, pode deletar o poema que postei, não vou ficar triste por isso, reconheço que ele desentoou da intenção deste blog, e te afirmo que mesmo após deletá-lo, eu sempre estarei acompanhando o seu blog, ok? Fica com Deus. Um beijo bem respeitoso pra você.

  erikinha

18 de agosto de 2012 às 08:02

Oi gente sofria com isso tb sei bem como e hoje nao tenho mais panico louvado seja Deus so que cai na asneira de parar com a fluoxetina a mais de seis meses agora sinto muita tontura e sensacacao de desmaio creio q seja falta do remedio ja voltei a tomar muitas vezess pensei em tirar minha vida mas pensei em meus filhos que nao pederirao pra nascer e pensei que Deus nao ia aceitar isso nao por isso vamos ter fe que vai passa pq.DEUS esta comtodos nos ok fiquem em paz meu nome.e erika.

  erikinha

18 de agosto de 2012 às 08:10

Elishia vc tem face se tiver me add erika machado bjsss sou de sorocaba

  erikinha

19 de agosto de 2012 às 17:00

Oi eishila voltei a tomar meu remedio estou otima obrigada por vc existir bjusss no seu coracao vc me ajudou muito.

  Andreia

19 de janeiro de 2013 às 16:49

ANDREIA A
Tomo Cymbalta a mais ou menos 1 ano,e a uma semana atras ente rompi a medicação porque eu acho que estou dependente do medicamento,a 3 dias estou me sentindo muito mal,com muita dor de estomago,de cabeça, han cias de vomito,choro sem motivo,peço a ajuda de vocês oque eu devo fazer.

  Caio

19 de janeiro de 2013 às 17:47

Olha só, eu também parei de tomar os meus medicamentos sem consultar o psiquiatra. Deu certo para mim pois construí uma situação em que eu me sentia confortável e feliz, junto de meus amigos e familiares (pessoas que gostavam muito de mim). Mas, sinceramente, cada um é cada um, e eu não sirvo de exemplo para ninguém. Então, minhas dicas para você são: antes de mais nada, procure estar com seus familiares ou amigos íntimos neste momento de fraqueza (não fique sozinha!) e, em segundo lugar, vá ao seu psiquiatra assim que possível. Deixar de tomar seus medicamentos é algo muito sério e só pode ser feito quando se sentir muito forte.
Boa sorte e abraços =)

  Unknown

22 de junho de 2015 às 11:50

Ja parei de usar ant depressivos a mais de um mes eram 3 fluxetinade25 de manha uma amtrip de 50 e um clonazepan a noite mas tenho muitos choquinhos no corpo quando acaba vai demorar a lingua formiga muito obrigada

  Unknown

11 de maio de 2018 às 19:46

Moça comecei com paroxetina em 2014 na copa ano passado tbm tiz a besteira de parar 6 meses depois Jesus que tontura sensacas de desmaio igual vc colocou aqui voltei tomar fazem 4 dias 20mg mas tô achando que tá forte a ansiedade aumenta etc.... Tô pensando em 10mg por uns 15 dias e aumentar para 20 como vc esta hj? Deus abençoe em nome de Jesus