Violência, quaresma e medo.

Não sei o que acontece nesses dias. O mundo está mais violento. Não falo 'oh, o mundo, essa violência no oriente médio, guerras civis, etc'. Falo de algo mais próximo, que nos cerca em nosso dia a dia.

Vou exemplificar. Ontem o meu cunhadinho Paulo foi assaltado, no trem (aquela linha Amador Bueno - Itapevi). Plena segunda-feira, voltando do trabalho, entra um indivíduo ARMADO no último vagão e anuncia o assalto, recolhendo carteiras e celulares.

Ontem também, a esposa do Ismael, que trabalha comigo, teve a carteira furtada em Santo Amaro. Semana passada, minha prima, Daniele, tambem foi assaltada no trem.

Na semana retrasada, minha irmã foi abordada na frente do trabalho.

Fora que estou simplesmente com MEDO de andar aqui pela Berrini. Sempre que consigo, arrumo carona até a estação de trem (valeu, Celso!!). Quando tenho aula de Yoga, saio da aula num pau danado. É triste sair de uma aula zen, tranquila, em paz, botar o pé na rua e sentir medo. As ruas por aqui andam QUALHADAS de malandros. Sim, à noite é pior, mas até de dia está complicado.

Troquei o saltinho e sandálias por tênis ou chileno mesmo. Sim, para andar muito rápido ou correr se for preciso. Já tive que entrar várias vezes em padarias ou botecos por dar de caras com criaturas mal intencionadas (sim, você olha e bate aquele alerta: vá para algum lugar movimentado pq vai dar merda!!). E isso nas últimas semanas.

Ok, a Berrini não é o lugar mais seguro de SP. Infelizmente por se tratar de um bairro que concentra empresas de tecnologia, muita gente fica dando sopa com celulares, notebooks e outras coisinhas que chamam atenção. Tem uma favela aqui perto e muitos, muitos indigentes.

Mas nessas últimas semanas está um absurdo!!!!!

Um amigo meu, o Cabelo (cigano de pai), tem uma explicação. É a quaresma.
Ok, eu raramente entro em papos de religião no blog. Nem lembro qual foi o último.
Mas ele diz que na quaresma, o véu entre os mundos fica muito sutil. Então, para os 'bichos' passarem pra cá é rapidinho. E para esses 'bichos' grudar em alguém (ou influenciar as ações das pessoas negativamente) é bem mais fácil nessa época. Tá aí a explicação dele para essa onda ruim que anda por aí.

Se for assim, que chegue logo a páscoa. :///

"A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito."

Bem, fica um pequeno conselho. Uma oraçãozinha, pequenininha, antes de sair de casa. E cuidado redobrado ao andar à noite.

0 comentários: